O Núcleo de Apoio à Saude da Família - NASF promoveu nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2019 um curso de horticultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, através do Projeto SEMEAR, e com o apoio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Obras.  O curso foi direcionado a todos os interessados e teve como facilitador o Professor João Barcellos Chavier.

O objetivo do curso foi conscientizar os participantes quanto à preocupação com uma alimentação mais saudável, com menos aditivos químicos e mais alimentos frescos.  O tema tem incentivado muitas pessoas a cultivarem suas próprias hortaliças em casa, mesmo que em pequenos espaços, além a prática ser considerada um bom exercício para a saúde do corpo e da mente.  O curso abre ainda a possibilidade dos participantes colaborarem com as finanças domésticas, uma vez que os gastos com hortaliças em supermercado e feira tendem a diminuir.

Mas ter uma horta em casa não se trata somente de economizar.  Trata-se também de se ter mais facilidade para preparar as refeições com produtos diversos, enriquecendo a mesa e variando os sabores.  Cultivar uma horta é aprender a cuidar de plantas e fazer atividade física, com alegria, prazer e saúde.  É cuidar do próprio alimento e da família produzindo a partir de técnicas simples de cultivo as mais diversificadas variedades de verduras, legumes e outros alimentos.

As aulas práticas foram realizadas na horta do Sr. João Paulo da Silva e foram ensinadas técnicas sobre hortaliças, a escolha das espécies, o local da horta, o substrato, a produção de mudas em sementeiras, o transplantio das mudas, o preparo dos canteiros, o composto orgânico, biofertilizantes, traços culturais, controle de pragas e doenças e colheita e pós colheita das hortaliças.

Você pode procurar a equipe do NASF para se informar sobre novos cursos e sobre as atividades desenvolvidas pela equipe na Biblioteca Professor José Maxcilei de Souza, ao lado da Secretaria de Saúde Municipal.

 

 

Friday the 19th. .