• Carnaval 2015

  • Mudas para recuperação de nascente

  • Reforma e ampliação da Igreja Matriz de São João Batista

  • Vista aérea da cidade

 

 

    

Seritinga é um pequeno município localizado na região Sul de Minas Gerais, na microrregião de Andrelândia.  A sede do município situa-se numa encosta, à margem esquerda do Rio Francês e teve sua origem na construção da antiga estrada de ferro.

A tradição cultural da cidade é mantida com a realização da festa do padroeiro, São João Batista, todo dia 24 de junho de cada ano.  O clima é tropical de altitude com verões suaves.  Ocorrem duas estações climáticas: uma de outubro a abril, caracterizada por temperaturas mais elevadas e maiores precipitações; outra de maio a setembro, período de inverno e estiagem. O índice pluviométrico gira em torno de 1568,9 mm e as temperaturas médias que vão de 13,3 C a 27,1C, sendo que a média anual é de 19,1 C.

O município de Seritinga localiza-se numa faixa onde se encontram formas de relevo tanto do conjunto montanhoso da Mantiqueira como o planalto de Cruzília.  A cobertura vegetal da região é composta por Floresta Tropical subcaducifólia, que, em grande parte, já foi substituída por pastagens (vegetação predominante). 

Há também campos altimontanos e rupestres, que favoreceram significativamente o desenvolvimento da atividade pecuária na região.  Sua fauna e flora são bastante diversificadas.  Os rios são piscosos e a pesca é praticada de forma amadora.  Junto aos cursos d’água ocorrem matas galerias ou ciliares.

Leia também

História

Economia

Como chegar